016 3375-1803

DOCUMENTOS PARA O ATENDIMENTO

Início / DOCUMENTOS PARA O ATENDIMENTO

Agendamento de consultas e exames

Para realizar exames e consultas nos Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) é necessário, primeiramente, fazer uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS). O encaminhamento médico só pode ser feito via rede pública (pela UBS). O médico fornecerá um protocolo de encaminhamento e a própria unidade de Saúde marcará a data do atendimento no AME.

No dia da consulta, é importante chegar com 30 minutos de antecedência do horário agendado. É o tempo necessário para que a Recepção confira seus dados.

Caso seja sua primeira consulta em um AME, leve o Cartão do SUS, documento de identificação RG e CPF, além de um comprovante de residência para abertura da ficha de atendimento. Para os casos de interconsulta, outras consultas indicadas pelo médico no próprio AME, leve sempre um documento com foto e o encaminhamento do médico.

Remarcação de consultas e exames

Caso não seja possível comparecer à consulta, exame ou sessão de reabilitação agendado, comunique o AME com o máximo de antecedência para que sua vaga seja disponibilizada a outro paciente.

Saiba que em cada consulta marcada na qual o paciente não comparece é gerado um custo para o governo e também impossibilita que mais pessoas sejam atendidas, portanto, não falte às suas consultas. Caso necessite faltar em sua primeira consulta, exame ou sessão de reabilitação agendado pela UBS, é necessário retornar para a Unidade Básica de Saúde para fazer o reagendamento.

Se você já é paciente do AME e não pode comparecer na consulta, exame ou sessão de reabilitação, é preciso comparecer ao Ambulatório para fazer o reagendamento. Este procedimento é realizado no setor de agendamento e deve ocorrer após a consulta no horário de funcionamento da unidade e o paciente deve apresentar RG original e Guia de encaminhamento do SUS.

Orientações gerais:

- O paciente que não comparecer à unidade com 30 minutos de antecedência do horário agendado poderá não ser atendido.

- Os pacientes menores de 18 anos devem comparecer à consulta acompanhados de um adulto responsável.

- É obrigatória apresentação de documento oficial de identificação com foto (RG,CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte), cartão do SUS e comprovante de endereço.

- Pacientes menores de idade, que ainda não possuam um documento de identificação, devem apresentar a Certidão de Nascimento e o responsável deve identificar-se com documento pessoal com foto.

- Na falta dos devidos documentos, o paciente não passará em consulta e/ou exame.

- O acompanhante deve se apresentar junto com o paciente a ser atendido na Recepção Central. Caso isso não ocorra, o acompanhante será impedido de acessar as demais dependências da unidade.

- O AME não realiza ligações telefônicas para agendar o uso do transporte do município. Orientamos que o paciente agende o horário de saída diretamente com o motorista do transporte.

Quando o adulto tiver exames ou consultas marcados no AME, deverá ser feita uma programação para que as crianças fiquem com outros adultos em casa, pois o AME não tem estrutura para recepcionar e cuidar das crianças-acompanhantes.