016 3377-9020

Nossas Especialidades

Início / Nossas Especialidades

O AME de São Carlos conta com as seguintes especialidades médicas:

Esta especialidade é responsável por avaliar as condições clínicas dos pacientes que passarão por procedimento cirúrgico.
A equipe de Cardiologia identifica e estadia os pacientes de risco para infartos, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal, entre outros, e inicia rápida terapêutica: medicamentosa ou intervencionista. A equipe de Cardiologia também realiza o pré-operatório dos pacientes que deverão ser submetidos às intervenções cirúrgicas.
Esta especialidade realiza o diagnóstico de doenças venosas e arteriais, bem como de suas complicações.
A equipe de Dermatologia identifica patologias de pele, podendo realizar tratamento conservador ou por meio de pequenas cirurgias locais.
Equipe médica que realiza o diagnóstico e o tratamento de doenças relacionadas às alterações do sistema digestivo, além de tratamento medicamentoso e orientação nutricional necessários às patologias do trato digestivo alto e baixo.
É o ramo da medicina que estuda a fisiologia e as patologias do aparelho reprodutor femininos em situação não gestante. Os médicos especializados na prática ginecológica são os ginecologistas. Sua formação e qualificação, tanto médica como cirúrgica, tem por objetivo o tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.
Os médicos desta especialidade investigam doenças relacionadas ao sistema sanguíneo. Identificam e iniciam o tratamento das patologias relacionadas ao sangue (anemias, leucemias e policitemias, entre outras) e estabelecem contato com os serviços de Saúde Pública de referência para dar continuidade ao tratamento das patologias de caráter de urgência ou mais graves. Realizam também exame de mielograma (avaliação de medula óssea), quando necessário.
Mastologia é a especialidade médica que estuda as doenças da mama, dentre elas o câncer da mama. Esta especialidade vem evoluindo muito devido ao melhor conhecimento das alterações que levam ao câncer e também à detecção precoce do câncer da mama, que permite maior probabilidade de cura, com o emprego de modernos e menos agressivos métodos de tratamento e seguimento da paciente.
Equipe capacitada para o diagnóstico preciso e o início da terapêutica em pacientes portadores de síndromes neurológicas (sequela de acidente vascular cerebral, sequelas de traumatismo crânio-encefálico, síndromes infantis com comprometimento neurológico, hérnias discais e tumores cerebrais, entre outros).
Equipe capacitada para diagnósticos específicos e precisos de doenças do olho e que conta com alta tecnologia em equipamentos de diagnóstico ocular para início da terapêutica e referenciamento a serviços de alta complexidade para possível resolução cirúrgica, quando necessário.
Equipe capacitada para os diagnósticos de patologias do sistema músculo- esquelético, realiza diagnósticos de precisão, encaminha para equipe multidisciplinar de reabilitação quando necessário e inicia a terapêutica para ajudar na recuperação física e emocional do usuário.
Equipe capacitada para diagnóstico e estadiamento de doenças do ouvido e da garganta, realização de exame de nasofibroscopia, quando necessário. Esses profissionais também encaminham pacientes potencialmente cirúrgicos para avaliação em unidades de Saúde Pública de referência nesta especialidade médica. Iniciam a terapêutica para melhoria de quadros agudos de ouvido e garganta.
Profissional capacitado para diagnóstico e estadiamento de patologias do trato respiratório como, por exemplo, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, rinite, bronquite e dispneia (falta de ar).
Esta especialidade médica é responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestivo terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólon, reto e ânus. No Ambulatório são realizados exames de anuscopia, retossigmoidoscopia, para diagnóstico preciso, bem como orientação nutricional e medicamentosa inicial, além do referenciamento para os serviços de alta complexidade nos casos potencialmente cirúrgicos.
Esta especialidade médica é responsável por trata de doenças como: a artrite reumatoide, uma doença crônica que causa dor, rigidez, inchaço e perda da função articular; a febre reumática, de origem bacteriana e que se caracteriza por inchaço e dor das articulações podendo comprometer o coração; a fibromialgia, que provoca dores generalizadas pelo corpo, fadiga e sono não reparador; a tendinite, uma inflamação nos tendões; e a bursite, inflamação da bursa (pequena bolsa localizado entre o osso e estruturas como músculos, pele e tendões).
As vítimas de lombalgias (dores na coluna e portadores de hérnia de disco) e da osteoporose, ocasionada pela perda de massa óssea, também são atendidas por esse profissional.
Esta especialidade médica é responsável pelo diagnóstico de doenças do trato urinário, compreendendo rins, vias urinárias e próstata como, por exemplo, cálculo renal, hiperplasia de próstata e alterações genitourinárias, entre outras. A equipe multidisciplinar é responsável pela realização de exames como teste de ereção, urodinâmica, biópsia de próstata e ultrassonografia de próstata.